terça-feira, 6 de novembro de 2007

Evo Morales, please help !

Ainda está bem claro na memória de todos nós o dia em que o presidente de Bolívia, Evo Morales, estatizou a Petrobrás, definiu condições de pagamentos e novo preço para o gás. Nosso governo ficou revoltado, missões foram lá discutir o assunto mas, no fim, nada adiantou. O "ditador" boliviano fez o que queria e ponto.

Como Deus não tem ajudado o Brasil ( será que merecemos ser ajudados ? ) com as chuvas necessárias, algumas termoelétricas estão com problemas e a alternativa é supri-las com gás. Como não temos gás suficiente, cortamos alguns setores para que a energia não seja afetada. Pobre daquele taxista que comprou carro movido a gás ... teve que tirar férias em época errada.

Na falta de solução de curto prazo aqui no nosso território, lá vai o presidente Lula para a Bolivia no dia 12 de Dezembro negociar novos investimentos da Petrobras para que venhamos a ter a quantidade de gás necessária para movimentar nosso país, hoje em fase de crescimento.

O problema é que negociar com Morales não tem alguma validade juridica. Quem garante que dentro de alguns anos ele não tome a mesma medida e ficaremos novamente na mão. Temos que começar a escolher nossos parceiros e "amigos" pois não dá para confiar em Fidel Castro, Hugo Chávez, Evo Morales. O que será da Argentina nesse novo contexto ninguém sabe ainda dizer..

Portanto, nos resta agora pedir que Deus seja novamente benevolente com o Brasil e faça com que a chuva, até aqui ausente, volte a resolver nossos problemas. Como dizem que Deus é brasileiro , a esperança é a última que morre. Pois se dependermos de nossos governantes, teremos surpresas atrás de surpresas daqui para frente.

Portanto, Evo Morales, please, "help us this time, again".