sexta-feira, 7 de março de 2008

Bush versus Recessão

Com a divulgação que o número de empregos reduziu em fevereiro e os prognósticos de que os Estados Unidos já estão em recessão, os mercados, como era de se esperar, reagiram negativamente.

Devido a desconfiança e mau humor reinante no mercado americano, o presidente Bush veio agora à tarde à televisão para tentar acalmar os ânimos do povo americano. Disse que o "pacote" de mais de US$ 150,0 bilhões que foi aprovado pelo Congresso recentemente, começará a trazer efeitos na economia nas próximas semanas. Esse volume de dinheiro nas maõs dos consumidores, mais as ações do FED (vide comentário abaixo) deverão , segundo o presidente Bush, criar um clima mais positivo para a economia do país.

A verdade é que, a primeira reação do mercado foi negativa, pois as bolsas continuaram a cair. Aqui no Brasil a queda , àquela altura, estava mais acentuada e com volume pequeno, pois quando não temos dinheiro externo nas bolsas normalmente o volume é pequeno e os preços sempre caem bem mais do que nos Estados Unidos.

Mais um episódio dessa "roleta global" que está se arrastando por todos os continentes. Boas notícias, de fato, só mais para frente, quem sabe quando Papai Noel chegar.

Até lá muito chá de erva-cidreira para manter os nervos em dia.

FED versus Recessão

Pelas notícias vindas de NY, a maior economia do mundo já está em recessão e , pelo andar da carruagem, o segundo trimestre também aponta para pequeno crescimento negativo.

O FED - banco central americano - apesar dos riscos inflacionários deverá agir com mais cortes significativos na taxa de juro. Vai ser o desafio do FED num ano eleitoral onde a recessão só jogará contra o candidato republicano, que para mim tem muito pouco chance de vencer. A briga de verdade, creio eu, está entre os democratas que só têm a ganhar com esse quadro sombrio da economia americana, sob a administração Bush.

Portanto, haja volatilidade, pois o baixo astral nos Estados Unidos é evidente. Enquanto o otimismo ainda reina por aqui, os agentes de mercado da terra da "bolha imobiliária" andam de cabeça baixa. E deverão ficar assim por mais algum tempo.

A vez da Espanha

Todos aqueles que viajam certamente ainda se lembrarão do costrangimento que os brasileiros viveram nas suas viagens aos Estados Unidos ,depois do ataque às torres gemeas em 2001. Regras duríssimas foram estabelecidas pelas autoridades americanas, só faltava eles mandarem a gente tirar a roupa , pois sapato, casacos , etc tinham que ir para a cadeira ao lado.

No nosso entender ( não no deles ) as novas regras eram exageradas e devido a reclamação em massa dos viajantes brasileiros, o governo brasileiro não tardou em estabelecer regras semelhantes para norte-americanos entrarem no Brasil. A lei da reciprocidade foi implementada, muito americano que conheço chiou das exigências e da demora de passar pela alfândega, mas era o que o nosso governo tinha que fazer.

Agora, chegou a vez da Espanha. Os jornais divulgam diariamente que brasileiros foram barrados na sua entrada por Madrid e , depois de alguns dias de abandono no aeroporto, foram deportados para o Brasil. Não se fala outra coisa hoje em dia e não dá para entender porque o Itamarati não agiu tão rápido como fez com o governo-americano. A Espanha merece "tratamento especial" nesse "affair" ?

Estima-se que 3.000 brasileiros tiveram que retornar em 2007 assim que pisaram no aeroporto espanhol, e em dois meses de 2008 cerca de 600 foram igualmente devolvidos. Os espanhóis alegam que Madrid tem sido porta de entrada na Europa para o caminho da prostituição - o que, em parte, deve ser verdade - mas acontece que muita gente que vai a trabalho ou simplesmente passeio recebe o mesmo tratamento.

Hoje cedo os jornalistas estavam em Guarulhos aguardando a chegada de 20 brasileiros que foram devolvidos, ontem, para seu aeroporto de partida. Igualmente , reportava-se que a Bahia devolveu ontem 8 espanhóis para Madrid pois não possuiam ticket de volta, não possuiam cartão de crédito e apenas uma quantidade de dinheiro que não condizia com o período de estada no Brasil

Todos, igualmente, sabem, que aviões mais aviões vindos da Europa chegam no nordeste do Brasil para apreciar as praias brasileiras e para a prática do "turismo sexual". Meninas novas, preços insignificantes atraem muita gente para o nordeste hoje,infelizmente.

Portanto, o Itamarati , ou mesmo o presidente Lula, tem que dar um basta nessa situação. Olho por olho. Se a Espanha é a bola da vez, que seja. Embora tenhamos nossos pecados, não somos um país habitado só por bandidos e os espanhóis sabem muito bem disso.

O que recomendo para os turistas é que deixem a Espanha de lado ,pois a Europa possue lugares muito mais interessantes para serem visitados. Aqueles que forem a trabalho, que sigam as regras para não passarem o mesmo vexame de outras centenas de brasileiros. E quem quer entrar na Europa para viver da prostituição, que fique alguns dias no aeroporto - de castigo - e que sejam mandados
de volta. Vamos, pelo menos nesse episódio, tentar preservar a imagem do nosso país.