domingo, 10 de fevereiro de 2008

O "nosso" blog

Prezado visitante

Se você leu e gostou dos comentários abaixo, vamos fazer deste espaço o "nosso blog". Comente, dê sugestões, indique aos seus parentes e amigos. Queremos dar mais dinamismo a este espaço precioso, e o apoio de vocês que nos leem é fundamental. Eu estou só do lado de cada mas, nós, todos juntos, poderemos fazer muito mais.
Bom final de domingo e não deixem, "please", de ler os dois comentários abaixo.

Abraços

Alcides Aamral

Os lucros das multinacionais

Só uma pequena nota, pois voltaremos no decorrer da semana a elaborar um pouco mais sobre o nosso problema cambial , o que temos de bom e o que nos espera aí pela frente.

Todos devem ter ficado surpreendidos com o altíssimo volume de remessas de lucros e dividendos para o exterior no ano de 2007. Enquanto até 2003 o volume girava ao redor de US$ 5,0 bilhões anuais, em 2005 subiu para 12,6 bilhões evoluindo de maneira significativa em 2007 para US$ 21,2 bilhões.

O que isto significa ? As multinacionais estão ganhando mais no Brasil ? Correto, o Brasil cresceu de 5,0% em 2007 e trouxe oportunidades para todos aqueles que estão aqui instalados. Mas as multinacionais faturaram tanto mais ao ponto de quase dobrarem o envio de remessas de lucros e dividendos ?

Certamente que não. Os lucros foram melhores, não há dúvidas, mas o "X" da questão é a paridade cambial. Como o real vem se valorizando frente ao dólar nos últimos anos, hoje com o mesmo lucro em real em relação a 2005 e 2006, por ex., as multinacionais remetem MAIS dólares para o exterior. Portanto, mesmo que performance de uma multinacional fosse ruim - lucro estável em reais de um ano para o outro - assim mesmo ela mostraria mais lucros em dólares, face a valorização do real, que é o que interessa para sua casa matriz.

Vamos, portanto, ficar alertas a esse fato que é um dos problemas que o "real supervalorizado" está criando para o Brasil. Espero que o governo - senhor ministro Mantega - já tenha percebido este essa anomalia pois temos que, enquanto é tempo, efetuarmos ajustes na nossa política cambial. Pois como dizia o inesquecível Mario Henrique Simonsen,
"a inflação aleija, o câmbio mata".