domingo, 9 de março de 2008

Estamos contaminados pela corrupção

No seu discurso - de improviso - frente oficiais e aspirantes da Polícia do Rio de Janeiro ontem, no Rio de Janeiro. o presidente Lula mais uma vez teria ganho grandes aplausos se tivesse ficado calado.

Dentro do seu tom habitual e sabedor que a corporação é frequentemente criticada por envolvimento em atos de corrupção , afirmou energicamente :

"Na PM tem corrupção? Tem.
E na política não tem ? Tem.
No empresariado não tem ? Tem.
No Pode Judiciário não tem ? Tem
Em todo segmento da sociedade tem".

E arrematou : " O que precisamos é separar o joio do trigo. A gente não corta uma laranja porque tem uma podre. A gente tira aquela laranja da árvore".

Em primeiro lugar é constrangedor vir a público dizer que o Brasil é um oceano de corrupção. Onde o vento sopra, há corrupção. Excelente "input" para melhorar nossa imagem no exterior.

Em segundo lugar é extranho que o presidente tenha esquecido do Poder Executivo ; será que lá não tem corrupção ? O "mensalão" resvalou pelo Planalto e o escândalo do "cartão de crédito corporativo" está aí a espera de que mais "usuários" sejam punidos. A CPI não anda e todos podem imaginar porque.

Em terceiro lugar, o que o presidente Lula deveria fazer era efetuar crítica enérgia à corrupção, e colocar todo seu arsenal bélico para coibi-la. Na medida que todo corrupto for colocado na cadeia, a situação vai certamente melhorar. Tirar uma laranja e jogar fora não é solução pois logo outras laranjas estarão podres.

É por essa e outras razões que defendo, desde já, a candidatura de Ciro Gomes para presidente da República em 2010. Parece-me o único que terá "coragem" para enfrentar essa triste realidade e não, simplesmente, acomodar-se com ela.

E, como membro da sociedade , e que trabalhou 50 anos até a aposentadoria ( e ainda continuo trabalhando aqui e outros lugares) não aceito que a "sociedade" seja assim genericamente envolvida no ról de corruptos. Há muita gente séria, honesta, trabalhadora neste país. Felizmente há, na minha concepção, mais gente honesta do que corruptos na sociedade brasileira. Mas as colocações do presidente Lula em nada contribuem para termos um país mais sério, respeitado aqui e lá fora.

No final, lamentavelmente a mensagem que ficou da fala do presidente é : "atenção, existe corrupção em todo o País".

Como ganhar dinheiro

Muita pretensão minha querer orientar todos os visitantes de como ganhar dinheiro nesse mercado de extremo nervosismo e volatilidade. Mas não posso deixar de dar minha opinião, de quem está no mercado e está sofrendo como a maioria.

O que se vê nos Estados Unidos é o FED e o governo fazendo tudo que podem para mudar o "humor" do americano. Há um clima de pessimismo que não ajuda em nada e enquanto essa situação não mudar, os novos problemas, por menores que sejam, adquirirão dimensões maiores pois sempre é "mais um" problema. Muito dinheiro está sendo jogado na economia e a perspectiva é que se não tivermos novas surpresas - o que parece difícil nessa altura do campeonato -a situção começara a melhorar em um ou dois trimestres. Se o governo conseguir convencer os agentes de mercado e a sociedade americana que assim será, os mercados antecipam e as coisas podem melhorar um pouco mais cedo. Hoje, porém, temos que apostar no clima de pessimismo, com o humor mudando aos poucos para melhor, caso a inflação não venha criar outro problema sério para os Estados Unidos resolver.

Portanto, a fórmula de "como ganhar dinheiro" é muito simples ... permanecer o mais conservador possível. Aqui no Brasil a poupança está crescendo , atingiu captação de R$ 1,4 bilhões em fevereiro . Neste anos de 2008 a captação líquida está positiva em R$ 2,6 bilhões , o que demonstra que os investidores estão saindo dos ativos de risco. Embora a poupança remunere relativamente pouco, mas como temos altas taxas de juros e poupança não paga imposto de renda, acada sendo um bom investimento nesse cenário de turbulência. Ninguém sabe para onde vai a Bolsa ( o que todos dizem é quem tiver "paciência" ganhará dinheiro no fim do ano ) e os fundos de hedge, multimercados, etc. estão também com performance ruim e às vezes negativa.. Para quem gosta deste instrumento, a regra agora é Fundo de CDI, que dá um ganho real intressante ao ano diante da nossa alta taxa de juro.

Para quem tem investimentos no exterior, a situação não é muito diferente. Ningúem também sabe para onde a Bolsa vai ( depende dos estilhaços da "bolha imobiliária") e a alternativa é fixar-se em porto seguro. Titulos do governo, CDs de curto prazo, que remuneram pouco nesse cenário de queda dos juros. Mas, pelo menos , prezervar-se o principal e ainda ganha-se alguns trocados em dólares.

Pelo que os srs/sras. podem verificar não reinventei a roda. Simplesmente desenhei um plano de investimentos para quem não quer aborrecer-se constantemente. Querer bancar o esperto ou a esperta e ganhar muito dinheiro agora, pode custar muito caro.

Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.