domingo, 9 de março de 2008

Como ganhar dinheiro

Muita pretensão minha querer orientar todos os visitantes de como ganhar dinheiro nesse mercado de extremo nervosismo e volatilidade. Mas não posso deixar de dar minha opinião, de quem está no mercado e está sofrendo como a maioria.

O que se vê nos Estados Unidos é o FED e o governo fazendo tudo que podem para mudar o "humor" do americano. Há um clima de pessimismo que não ajuda em nada e enquanto essa situação não mudar, os novos problemas, por menores que sejam, adquirirão dimensões maiores pois sempre é "mais um" problema. Muito dinheiro está sendo jogado na economia e a perspectiva é que se não tivermos novas surpresas - o que parece difícil nessa altura do campeonato -a situção começara a melhorar em um ou dois trimestres. Se o governo conseguir convencer os agentes de mercado e a sociedade americana que assim será, os mercados antecipam e as coisas podem melhorar um pouco mais cedo. Hoje, porém, temos que apostar no clima de pessimismo, com o humor mudando aos poucos para melhor, caso a inflação não venha criar outro problema sério para os Estados Unidos resolver.

Portanto, a fórmula de "como ganhar dinheiro" é muito simples ... permanecer o mais conservador possível. Aqui no Brasil a poupança está crescendo , atingiu captação de R$ 1,4 bilhões em fevereiro . Neste anos de 2008 a captação líquida está positiva em R$ 2,6 bilhões , o que demonstra que os investidores estão saindo dos ativos de risco. Embora a poupança remunere relativamente pouco, mas como temos altas taxas de juros e poupança não paga imposto de renda, acada sendo um bom investimento nesse cenário de turbulência. Ninguém sabe para onde vai a Bolsa ( o que todos dizem é quem tiver "paciência" ganhará dinheiro no fim do ano ) e os fundos de hedge, multimercados, etc. estão também com performance ruim e às vezes negativa.. Para quem gosta deste instrumento, a regra agora é Fundo de CDI, que dá um ganho real intressante ao ano diante da nossa alta taxa de juro.

Para quem tem investimentos no exterior, a situação não é muito diferente. Ningúem também sabe para onde a Bolsa vai ( depende dos estilhaços da "bolha imobiliária") e a alternativa é fixar-se em porto seguro. Titulos do governo, CDs de curto prazo, que remuneram pouco nesse cenário de queda dos juros. Mas, pelo menos , prezervar-se o principal e ainda ganha-se alguns trocados em dólares.

Pelo que os srs/sras. podem verificar não reinventei a roda. Simplesmente desenhei um plano de investimentos para quem não quer aborrecer-se constantemente. Querer bancar o esperto ou a esperta e ganhar muito dinheiro agora, pode custar muito caro.

Mais vale um pássaro na mão do que dois voando.

Um comentário:

Anônimo disse...

www.guiadovidro.com.br