domingo, 9 de março de 2008

Estamos contaminados pela corrupção

No seu discurso - de improviso - frente oficiais e aspirantes da Polícia do Rio de Janeiro ontem, no Rio de Janeiro. o presidente Lula mais uma vez teria ganho grandes aplausos se tivesse ficado calado.

Dentro do seu tom habitual e sabedor que a corporação é frequentemente criticada por envolvimento em atos de corrupção , afirmou energicamente :

"Na PM tem corrupção? Tem.
E na política não tem ? Tem.
No empresariado não tem ? Tem.
No Pode Judiciário não tem ? Tem
Em todo segmento da sociedade tem".

E arrematou : " O que precisamos é separar o joio do trigo. A gente não corta uma laranja porque tem uma podre. A gente tira aquela laranja da árvore".

Em primeiro lugar é constrangedor vir a público dizer que o Brasil é um oceano de corrupção. Onde o vento sopra, há corrupção. Excelente "input" para melhorar nossa imagem no exterior.

Em segundo lugar é extranho que o presidente tenha esquecido do Poder Executivo ; será que lá não tem corrupção ? O "mensalão" resvalou pelo Planalto e o escândalo do "cartão de crédito corporativo" está aí a espera de que mais "usuários" sejam punidos. A CPI não anda e todos podem imaginar porque.

Em terceiro lugar, o que o presidente Lula deveria fazer era efetuar crítica enérgia à corrupção, e colocar todo seu arsenal bélico para coibi-la. Na medida que todo corrupto for colocado na cadeia, a situação vai certamente melhorar. Tirar uma laranja e jogar fora não é solução pois logo outras laranjas estarão podres.

É por essa e outras razões que defendo, desde já, a candidatura de Ciro Gomes para presidente da República em 2010. Parece-me o único que terá "coragem" para enfrentar essa triste realidade e não, simplesmente, acomodar-se com ela.

E, como membro da sociedade , e que trabalhou 50 anos até a aposentadoria ( e ainda continuo trabalhando aqui e outros lugares) não aceito que a "sociedade" seja assim genericamente envolvida no ról de corruptos. Há muita gente séria, honesta, trabalhadora neste país. Felizmente há, na minha concepção, mais gente honesta do que corruptos na sociedade brasileira. Mas as colocações do presidente Lula em nada contribuem para termos um país mais sério, respeitado aqui e lá fora.

No final, lamentavelmente a mensagem que ficou da fala do presidente é : "atenção, existe corrupção em todo o País".

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Alcides,
A chave da popularidade do "homem" está exatamente aí, é um encantador de serpente, tem um discurso para cada ocasião e como poucos percebem isto (mais precisamente 1/3), ele vai navegando em mar de brigadeiro. Quanto ao seu candidato, desculpe-me, mas não passa de um coronelzinho do nordeste, que está tentando transformar seu feuldo (Sobral) em uma capitania hereditária. A entrevista dele na folha S.P. de 17 p.p prova que só sabe falar mau do FHC e do Serra, diz que daria nota 8!!! ao Sarney se não fosse o descontrole econômico( coisa básica, inflação de 89% a.m)e ainda porcima nega a existência do mensalão, segundo ele foi tudo caixa dois que o PT aprendeu com o PSDB.Já escrevi aqui que estamos condenados por muitos e muitos anos à essa mediocridade! Nossa sorte estava na mão de Napoleão, mas ele chegou um pouco atrasado!
Abraço

Alcides Amaral disse...

Prezado Jay

Respeito sua opinião. O Ciro Gomes não é nenhuma unanimidade mas diante da safra atual de candidatos, ele, apesar de tudo, parece-me aquele que tem "coragem" (para não repetir as palavras do Collor) para dar uma "guinada" neste país. Agora que somos todos "corruptos", o que necessetiamos é de alguém que mude o paradigma. E dos nomes que estão por aí, continuo com meu voto definido.
Grato pela participação.
Alcides Amaral