quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Guga, o campeão !

Preferi deixar os cartões corporativos de lado ( mesmo depois da nova declaração do presidente Lula que é a favor da divulgação dos gastos pela internet, excluindo-se, porém, as despesas com segurança - isto é, investiguem os outros mas não minha família), para ocupar este espaço com uma pessoa que merece todo nosso respeito e admiração. O maior campeão brasileiro de tenis entre os homens ( não podemos omitir a inesquecível Maria Esther Bueno, imbatível à sua época) despediu-se ontem, na Costa do Sauipe, das quadras de tenis aqui no Brasil. Foi uma derrota indiscutível para um argentino, mas o importante da festa ficou para depois do fim da partida.

Com o microfone nas mãos nosso campeão Guga agradeceu aos presentes, sua família, seu técnico , os brasileiros que sempre o apoiaram e, em lágrimas, afirmou que "não é que eu não queira mais continuar jogando, peço até desculpas, mas é que não consigo mais". Depois dos problemas nos quadris, Guga nunca mais conseguiu ser mais o mesmo e está aposentando-se precocemente, aos 31 anos de idade.

Neste Brasil onde a podridão impera, ver aquele campeão derramar lágrimas saídas do corração, mexeu com todos. Mesmo assistindo ao episódio pelo Bom Dia Brasil da TV Globo, hoje pela manhã ,enquanto tomava meu chá, não pude também conter as lágrimas. Foi um momento de muita emoção, onde um campeão chorava como crianças por "não poder mais defender seu país".

Fato raro, de extrema sensibilidade, que merece não apenas nossas lágrimas (como acontece agora novamente) mas nossos aplausos a esse brasileiro de Santa Catarina.

Guga fará falta nas quadras mas deixou para nós brasileiros, desiludidos pelo que acontece neste país, a esperança de que ainda temos pessoas que reagem como seres humanos, puros, que derramam lágrimas pelo término de uma missão.

Parabens, Guga. Você será sempre o nosso campeão e ajude-nos a formar novos campeões como você.