sábado, 8 de março de 2008

Dilma, a "mãe do PAC"

O presidente Lula teoricamente lançou seu candidato - na realidade, candidata - para sua sucessão em 2010. No evento realizado ontem em favelas do Rio de Janeiro ,quando cerca de um bilhão de reais foram colocados à disposição do PAC (Progama de Aceleração do Crescimento) para obras nas favelas do Complexo do Alemão, de Manguinhos e da Rocinha. Povo sofrido, que talvez nunca tenha visto um presidente de perto, o qual não titubeou em dizer que " a Dilma é uma espécie de uma mãe do PAC, pois é ela que cuida, que acompanha , que cobra o andamento das obras".

Isto é , se o programa der certo , e tem tudo para dar se o governo e empresários levarem-no a sério, o presidente Lula já tem um nome forte para substituí-lo em 2010. Não é uma má escolha, pois a impressão que se tem da ministra Dilma é que ela é uma mulher competente , enérgica e talvez um pouco prepotente( um pouco dona da verdade).

Portanto, já que o presidente Lula sinalizou sua preferência, quero também, desde já, deixar registrada a minha preferência, como simples eleitor que sou.

Creio que o José Serra tem, também, todas as condições de fazer um bom governo mas seu caminho para chegar à presidência é mais longo. Pois, se Lula subir no palanque com a Dilma, vai ser difícil vence-la ... a não ser que muita coisa mude nestes dois anos de mundo tumultuado. Sempre é uma possibilidade, por isso tudo que se fala à respeito de 2010 hoje não passa de especulação.

Entretanto, minha preferência considerando um mundo caminhando moderadamente até 2010 é o congressista Ciro Gomes. Conheço-o do tempo que foi ministro da fazenda - por pouco tempo, aliás - e ninguém pode negar que ele é um homem preparado. Um pouco agressivo, atrevido, ousado quando jovem, tenho a convicção que o Ciro Gomes de hoje não é o mesmo daqueles anos de ministro. Tem experiência administrativa, pois foi governador do Ceará, estudou nos Estados Unidos em excelente universidade, foi ministro do governo Lula e é congressista que não faz muito barulho.Bem casado, a impressão que se tem é que o Ciro Gomes é hoje um homem maduro, preparado para grandes desafios.

E aí está o motivo do meu voto. Precisamos que alguém que venha substituir o presidente Lula tenha a "coragem" - e isso ele tem - de dar um guinada neste país. Reduzir o número de secretarias e ministérios pela metade, reduzir os gastos do setor público, efetuar as reformas economicas e políticas que Lula ficará devendo, enfim, alguém que dê aquele "empurrão" que o Brasil precisa para tornar-se uma potência de verdade.

2010 ainda está longe - temos as eleições para prefeituras este ano - mas é bom já irmos pensando em alguém que possa , como novo presidente, dar aquela "chacoalhada" que o Brasil está precisando.