sábado, 8 de março de 2008

Dilma, a "mãe do PAC"

O presidente Lula teoricamente lançou seu candidato - na realidade, candidata - para sua sucessão em 2010. No evento realizado ontem em favelas do Rio de Janeiro ,quando cerca de um bilhão de reais foram colocados à disposição do PAC (Progama de Aceleração do Crescimento) para obras nas favelas do Complexo do Alemão, de Manguinhos e da Rocinha. Povo sofrido, que talvez nunca tenha visto um presidente de perto, o qual não titubeou em dizer que " a Dilma é uma espécie de uma mãe do PAC, pois é ela que cuida, que acompanha , que cobra o andamento das obras".

Isto é , se o programa der certo , e tem tudo para dar se o governo e empresários levarem-no a sério, o presidente Lula já tem um nome forte para substituí-lo em 2010. Não é uma má escolha, pois a impressão que se tem da ministra Dilma é que ela é uma mulher competente , enérgica e talvez um pouco prepotente( um pouco dona da verdade).

Portanto, já que o presidente Lula sinalizou sua preferência, quero também, desde já, deixar registrada a minha preferência, como simples eleitor que sou.

Creio que o José Serra tem, também, todas as condições de fazer um bom governo mas seu caminho para chegar à presidência é mais longo. Pois, se Lula subir no palanque com a Dilma, vai ser difícil vence-la ... a não ser que muita coisa mude nestes dois anos de mundo tumultuado. Sempre é uma possibilidade, por isso tudo que se fala à respeito de 2010 hoje não passa de especulação.

Entretanto, minha preferência considerando um mundo caminhando moderadamente até 2010 é o congressista Ciro Gomes. Conheço-o do tempo que foi ministro da fazenda - por pouco tempo, aliás - e ninguém pode negar que ele é um homem preparado. Um pouco agressivo, atrevido, ousado quando jovem, tenho a convicção que o Ciro Gomes de hoje não é o mesmo daqueles anos de ministro. Tem experiência administrativa, pois foi governador do Ceará, estudou nos Estados Unidos em excelente universidade, foi ministro do governo Lula e é congressista que não faz muito barulho.Bem casado, a impressão que se tem é que o Ciro Gomes é hoje um homem maduro, preparado para grandes desafios.

E aí está o motivo do meu voto. Precisamos que alguém que venha substituir o presidente Lula tenha a "coragem" - e isso ele tem - de dar um guinada neste país. Reduzir o número de secretarias e ministérios pela metade, reduzir os gastos do setor público, efetuar as reformas economicas e políticas que Lula ficará devendo, enfim, alguém que dê aquele "empurrão" que o Brasil precisa para tornar-se uma potência de verdade.

2010 ainda está longe - temos as eleições para prefeituras este ano - mas é bom já irmos pensando em alguém que possa , como novo presidente, dar aquela "chacoalhada" que o Brasil está precisando.

3 comentários:

Anônimo disse...

Concordo que o Jose Serra seja uma otima opcao, porem o mesmo tem feito uma timida gestao e ainda deixou como heranca um tal de sr. Cassab, ex colaborador de Celso Pitta para os paulistanos...

Anônimo disse...

Lamento discordar do sr. .Ciro pode até ter adquirido algum aperfeiçoamento emocional , mas ainda duvido da sua capacidade de agir serenamente debaixo de críticas .Eu vou de Serra.
By the way, não sei como mandar mgs aqui, por isso uso a opção "anônimo".
Abraços,
Eduardo Carvalho

Alcides Amaral disse...

Prezados visitantes

Não importa a maneira que a mensagem venha, o importante é que estou recebendo feed-back de gente qualificada.
Gostaria de dizer, em primeiro lugar, que esse (Ciro Gomes) é meu voto, mas não é melhor ou pior do que de ninguém.

Continuo acreditando que ele seria uma alternativa para mudar a cara deste país... temos governo demais, companheiros espalhados por todos os lados, o governo gasta muito mais do que pode e, como dizemos na giria, "não está nem aí". Creio que o Ciro adquiriu a maturidade suficiente, está bem preparado para deixar de fazer o"mesmo". Veja no meu comentário de hoje o Lula "admitindo a corrupção" em toda sociedade e não fazendo nada para reduzi-la.
Portanto, prezado Eduardo, respeito sua opreferência (que também já foi minha)mas o Brasil precisa de um "piloto de jato" e não de "piloto de monomotor".
Bom domingo.
Alcides Amaral