domingo, 17 de fevereiro de 2008

As complicações da "bolha imobiliária"

Amigos e amigas leitores deste espaço, infelizmente ( ou felizmente) a cada dia estou aprendendo que sei menos do que achava que sabia. Depois de aprendermos o que é "sub-prime", vieram os problemas com cartões, emprestimos pessoais, enfim, toda e qualquer operação que atinge a pessoa física no gigantesco mercado financeiro norte-americano.

Agora, acabo de receber relatório da Merrill Lynch com o titulo "Auction market securities failure ; what happenende ? O texto nos informa que um "unprecedented" numero de leilões de "market securities" falharam na semana passada e especialmente no dia 13/2/08. O não êxito dos leilões atingiram os " student loan securities", municipal bonds e "taxable" e "non-taxable" funds.

Mais para frente o texto afirma que efetuará os comentários iniciais sobre o futuro "of ARPs and CEFs" que também foram atingidos por essa "unprecedented"falta de liquidez. Isto é , a falta de liquidez é um problema ainda grande nos Estados Unidos, mesmo depois de todas ações tomadas pelo FED e governo norte-americano.
E não tenho a menor idéia do que seja "ARP" ou"CEF"...

Honestamente, agora, não sei qual será o fim dessa situação por total falta de imcompetência e/ou desmando administrativo dos "banqueiros" e "operadores" norte-americanos. Certamente ganharam bonus milionários, mas colocaram tudo a perder.

Uma coisa que eu sei, pois aprendi e apliquei em toda minha vida, é que toda vez que o mercado ou as operações tornam-se mais sofisticadas, o nível de controle tem que ser mais efetivo. Auditoria interna, auditoria externa, banco central, todos devem estar com os "dois olhos abertos" para essa nova realidade para não acontecer o que está acontecendo e que ninguém, repito, ninguém sabe qual será o fim. Continuo firmemente acreditando que os grandes brancos permanecerçao vivos pois são "too big to fail", embora o Citigroup não atendeu a resgate significativo em um dos seus fundos de hedge do mercado americano no fim da ultima semana. Mau sinal, muito mau sinal.

Portanto, aqueles que acompanham os mercados local e internacional que fiquem de olhos bem abertos e ouvidos bem atentos. Cada novo dia poderemos ter novidades que mudarão o cenário que desenhamos no dia anterior. O negócio é no dia-a-dia e muito sangue frio. Essa será minha estratégia, pois enquanto não entender TUDO o que estiver acontecendo ( e não creio que chegarei lá ) tenho que colocar "as barbas de molho".

Triste situação criada pela filosofia dos "bonus" e da ausência total ( ou incapacidade total) das autoridades fiscalizadoras.