terça-feira, 13 de novembro de 2007

Ações dos bancos americanos

Embora já tenha informado ontem que o problema não tem nada a ver com a dimensão que o Estadão deu na sua manchete de 2ª feira, queria simplesmente passar para os leitores o final de relatório recebido hoje da M.Lynch, que é o seguinte : "Em resumo, as implicações de colocar os ativos "nível 3" a mercado para as ações dos bancos já foram sentidas e o "dead-line" do dia 15 de Novembro não é aplicável a esses bancos."

Portanto, nada de novo "desastre" nos lucros dos grandes bancos americanos, mas a volatilidade do mercado vai continuar. As ações do Citigroup que ontem, durante a hora do almoço ,estavam subindo 5,0%, fecharam o dia com um ganho de apenas 1,5%.

De tudo isso, insisto, valeu a lição. Crédito é um negócio sério, os bancos americanos ignoraram o crescimento da "bolha imobiliária" e tiveram que pagar a conta. Um dos erros do Citigroup foi colocar um advogado como CEO. Fez excelente trabalho em tentar colocar a casa em ordem depois dos problemas da World Com,Parmalat, Enron, etc., mas aparentemente não deu atenção devida ao crédito pois não é sua especialidade. Mas o banco irá continuar sendo uma das maiores forças do mundo, pois possue uma "rede de agências" mundo afora e uma "cesta de produtos" que continuará crescendo e gerando lucro para a corporação e seus acionistas. Mas para quem foi citibankense como eu fui, dói ver tanto "mismanagement" .

Vamos virar esta página e nos ater aos problemas locais, que não são poucos.

9 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog.

Serei seu leitor linha por linha. Adoro ler, ouvir e aprender com os grandes exemplos.

Anônimo disse...

Alcides sempre compartilhei um sonho de poder ver um grande executivo de sucesso compartilhando pensamentos, leituras e realidades conosco pequenas formigas nesse mundo, mas batalhadoras.
Escreva Sempre, pois precisamos sempre da experiencia de alguem como voce para notear-nos nesse mundo de midias que confunde-nos em momentos de estudo!

Parabens continue sempre escrevendo!

Anônimo disse...

Prezados Eduardo e Samuel

Gratissimo plea suas mensagens que são importantes para mim. Críticas, para melhorar o blog e seu conteúdo , também serão bem recebidas.
De qualquer forma, fico feliz em saber que temos visitantes satrisfeitos com nosso trabalho.
Alcides Amaral

Anônimo disse...

Alcides,
Primeiramente, gostaria de parabenizar pela iniciativa, há algum tempo que já acompanho os seus comentários, porém nunca antes havia feito um comentário. É muito bom ter uma pessoa da sua posição, com seu conhecimento para poder partilhar idéias e principalmente ouvir antes de tomar qualquer posição sobre os assuntos em questão em seu blog.
Eu sinceramente não consigo, até hoje, acreditar que instituições do porte de um citibank, para ficar somente em um exemplo, puderam deixar esse problema dos créditos "subprime" aconter. Não é possível nos dias de hoje, onde cada vez mais se exige dos executivos a capacidade de antever fatos e estar devidamente preparado para quando esses vierem a acontecer esse tema não ter sido descoberto antes que gerasse o grande estrago que gerou. Eu sinceramente ainda não entendo como isso aconteceu e acredito que existam outras coisas por trás desse problema.

Anônimo disse...

Prezado,
Alcides Amaral,

É a primeira vez que entro no seu blog, serei frequentador assíduo.
Seus comentários e conhecimento como pessoa e como empreendedor será de muito valia para os jovens como eu.

Parabéns... e continue assim.

Anônimo disse...

Prezado
Alcides Amaral,

Parabéns pelo seu blog, fiquei sabendo dele na revista Época Negócios de novembro de 2007. Na verdade não sou da área (sou Veterinário), mas vejo que preciso aprender e me atualizar em todas as áreas. Parabéns pela sua história de vida (versão da revista).

Esse é a primeira vez que acesso seu blog e mesmo para mim (ainda leigo no assunto) é muito útil e esclarecedor, fácil de entender e com informações valiosas!

Mais uma vez, parabéns pela sua iniciativa (e do seu filho por insistir para fazer esse blog).

Abraço
Ricardo Kendy Shimizu

Anônimo disse...

Boa noite,
Depois de ler sua matéria na Época Negócios, fiquei interessado em acessar seu blog...
Pois bem, gostei, e muito, do conteúdo!
Espero me tornar um leitor constante do material escrito por você.
Além de me ajudar a refletir os acontecimentos me tornando um cidadão mais crítico, o blog poderá me ajudar no meu curso de graduação (faço Engenheria de Produção).
Parabéns pela sua iniciativa!

Alcides Amaral disse...

Prezados Visitantes e leitores

Graatissimo pelas mensagens. Vamos continuar juntos pois a prseça de vocês é importante para mim.
Meu objetivo é melhorar sempre.

Anônimo disse...

Lamento que voce tenha partido tão cedo...que Deus guie o seu caminho para a luz...