segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Ainda os bancos americanos

A Merrill Lynch acaba de emitir relatório sobre os resultados do 3º trimestre do Bank of America e projeções para o futuro. Como se sabe o BofA possue um total de "sub-prime" de US$ 14,9 bilhões, divididos em 3 categorias. Devido esse volume de ativos com problemas (que variam por categoria), a Merrill Lynch projeta um lucro por ação pela metade do que estava previamente estimado mas, mesmo assim, mantem a BUY opinion. Isto é, recomenda o papel para compra pois já sofreu bastante; o preço hoje está por volta de US$ 43 a ação e o "price objective" é US 52,00.

Portanto, na medida que mais informaçõe surgem a respeito dos problemas dos bancos americanos , a situação parece acalmar-se. É um problema legítimo, deve ser acompanhado com cuidado, para aqueles mais audaciosos talvez uma boa oportunidade de compra das ações desses bancos, mas a lição não pode ser esquecida.

Seria bom que todos (bancos e investidores) que foram atrás de papéis de baixa qualidade pelo retorno apresentado tivessem algum prejuizo, pois isto talvez ajudasse os bancos a serem mais cuidadosos na aprovação de crédito. Aprovar crédito é muito fácil, o difícil, na maioria das vezes, é cobrar.

A não ser que tenhamos fatos novos, cremos que o assunto está, por ora, esgotado.

Nenhum comentário: