segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Citigroup muda comando em New York

Conforme já era previsto pelo mercado o sr. Charles Prince, presidente do Citigroup e também presidente do Conselho de Administração, não suportou as críticas pelas perdas enormes da corporação em sua carteira de crédito ligado ao mercado imobiliário (fala-sem em US$ 11 bilhões ) e renunciou, neste domingo a ambos os cargos. As ações do banco já não vinham tendo boa performance e, com os prejuizos anunciados, as quedas foram significativas.

O Conselho de Administração do banco decidiu, em reunião de emergência, anunciar o sr. Robert Rubin, que já fazia parte do Conselho da instituição, para assumir o posto. Novo presidente interino foi designado, mas o fato é que o Citigroup ja´não possúe um quadro de estrelas na sua administração como acontecia no passado.

O sr. Robert Rubin, que é ex-secretário do Tesouro norte-americano, esteve aqui no Brasil em 2000, quando o Citigroup completava 85 anos de Brasil. Tive a oportunidade de conviver com êle alguns poucos dias, pois além de reuniões internas, participou de um jantar comemorativo com clientes e viagem a Brasília para falar com o presidente Fernando H. Cardoso. É um homem extremamente capaz, responsável pelo que fala e faz e com pleno conhecimento da economia americana e mundial. Homem de forte personalidade que, esperamos, reincorporará no Citigroup a disciplina de concessão de crédito, que sempre foi a marca forte do banco e que, nos últimos tempos, sofreu abalos significativos.

É uma situação difícil que o Citigroup está passando e ainda irá passar, mas não temos dúvidas que com novo comando, saberá como superar os problemas. Segundo maior banco do mundo em ativos e primeiro em números de países onde opera, o Citigroup possue uma marca forte em qualquer parte do mundo.

Nossa expectativa - de ex- funcionário e presidente do Citibank S/A aqui no Brasil - é que o sr. Robert Rubin recoloque o Citi na posição de liderança que sempre ocupou.

Um comentário:

Anônimo disse...

O que acha, compramos ações do Citi, como efetuar se não tenho uma conta lá fora?