quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Paz por um dia

Como hoje é dia do maior feriado americano (mais celebrado do que o próprio Natal), teremos paz por um dia, pelo menos no que diz respeito às notícias originadas na terra do Tio Sam. Se o mercado ontem assustou-se com a previsão do FED, que prevê que o PIB americano crescerá apenas 2,5% em 2008 ao invés dos 2,75% previstos, ficará mais assustado ainda quando outras previsões forem sendo colocadas oficialmente, especialmente quando elas são originadas em países europeus. À propósito, no nosso artigo de fundo da próxima semana, tentaremos efetuar uma análise da economia americana para 2008, considerando-se a visão européia e a americana e eventuais impactos na América Latina. Nada científico - pois economia não é ciência exata e também não somos economistas - mas que deverá traçar cenários para discussões.
Até lá, entretanto, mais notícias e/ou comentários estarão à disposição dos visitantes que nos prestigiam.

8 comentários:

Robinson Rayol disse...

Caro Alcides,

Como a interpretação de dados oficiais sempre leva em conta o viés otimista nas projeções dos governos, esta alteração na expectativa do crescimento do PIB pelo FED, redução de 0,25%, acaba "esfriando" o mercado mais do que o que seria "natural". Em relação a projeções, de fato já existem algumas prevendo o crescimento para algo em torno de 2%.
Interessante esta observação que fazes a respeito dos diferentes pontos de vista, europeus x americanos.
Aguardarei ansioso o artigo.

Um abraço

Alcides Amaral disse...

Prezado Robinson

Grato pela mensagem e contribuição. Vou procurar dar o melhor de mim para que tenhamos um artigo digno de ser lido por todos aqueles que nos prestigiam.

Abraços

Anônimo disse...

Prezado Alcides.

Após ler a matéria a seu respeito na revista Época Negócios passei a frequentar seu blog diariamente. É sempre interessante quando temos a oportunidade de acompanhar a visão de alguém que esteve no comando de uma grande corporação. Parabéns pelo blog, e mais sucesso.

Um Abraço.

Alcides Amaral disse...

Prezado Alessandro

Grato pela mensagem de apoio. Continue conosco .
Abraços

Unknown disse...

Prezado Alcides,

Atualmente estou fazendo mestrado em economia na universidade do porto em portugal. Desde então, cada vez mais percebo, o quanto o mundo depende dos EUA. O BCE não se move, atitude esperada em épocas de crise, o euro se fortalece frente ao dólar e a europa, por definição exportadora, padece. Mas essa postura do BCE, na minha opinião não é como os professores dizem esperada em qualquer modelo, eles não podem tomar uma atitude em vista de que não sabem como a economia americana vai se comportar.

Grande abraço

Daniel

Alcides Amaral disse...

Prezado Daniel

Grato pela mensagem. Como é que você descobriu meu blog aí no Porto, em Portugal ?
Quanto à Europa, você está certo. Está envelhecida, dependente da economia norte-americana e perdendo terreno para os países asiáticos. Estarei fazendo um artigo/comentário para 2ª feira exatamente falando da economia americana, comparando as visões dos próprios americanos e dos europeus. É intrigante como elas são diferentes.
Abraços

Unknown disse...

Prezado Alcides,

sou formado pela UFF, no Rio de Janeiro. Estou aqui fazendo o curso, que por sinal é muito bom. Descobri seu blog lendo o site da globo e achei muito interessante. Esse artigo vai ser publicado aki no blog? Continuarei no blog e recomendando a leitura para os amigos. Caso eu tenha a possibilidade de contribuir estarei disposto a fazer.

Grande Abraço

Daniel

Alcides Amaral disse...

Prezado Daniel

Aproveite bem o curso que lhe será muito útil quando voltar ao Brasil. O artigo sobre a economia americana estará aqui neste blog na 2ª feira ... estou trabalhando nele agora.
Se você tiver alguma contribuição aí da Europa, favor enviar-me.
Bom saber que você está divulgando para seus amigos ; grato pela iniciativa.
Abraços