quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Ainda a "crise imobiliária"

Mais um dia de mercado volátil (isto, é altos e baixos que só os "experts" sabem explicar) dado o problema da "bolha imobiliária" dos Estados Unidos.Como "ninguém é de ferro" vale mencionar uma das frases famosas do Barão de Itararé, que é a seguinte : " O banco é uma instituição que empresta dinheiro à gente se a gente apresentar provas suficientes de que não precisa de dinheiro." Desta vez, infelizmente, êle errou pois o que se viu nos Estados Unidos foi exatamente o contrário : os bancos emprestando dinheiro sem saber para quem e porque mostrando um nível de incompetência poucas vezes visto no sistema financeiro(e ignorando os ensinamentos do nosso ilustre barão).
Ah , já sei porque os "gringos" trocaram as bolas ... o competente e inteligentíssimo Barão de Itararé, que nos deixou em 1971, escrevia em português....

5 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Alcides,

Até agora não entendi o motivo dos bancos terem feito esse sub-prime tão exagerado.... todos os lugares que leio, vejo que há uma regra básica do mercado financeiro de só emprestar dinheiro para quem pode pagar. Esse quadro aconteceu por quê? Para os bancos ganharem mercado e por isso acabaram diminuindo as exigências? O Brasil corre algum risco de seguir um caminho parecido? Li que mais de 10% dos financiametos de veículos à longo prazo já apresentam atrasos de pagamento, é claro que a situação é de outras proporções, mas poderia acontecer algum problema?

Como o senhor pode notar, virei leitor assíduo do seu blog, parabéns mais uma vez pela iniciativa.
Abraço

Alcides Amaral disse...

Prezado Ricardo

O que aconteceu no Estados Unidos foi a necessidade de crescerem os ativos bancários, num mercado altmente competitivo e taxas de juros baixas. Daí passaram a financiar, a prazo de perder de vista, aquelas pessoas que jamais tiveram crédito tão abundante no mercado. Como qualquer "bolha" quanto mais você assopra estoura, foi o que aconteceu. Esqueceram os padrões de crédito, correram riscos inadequados, e deu no que deu... e ainda dará.
No Brasil a situação é diferente. Certamente o indice de inadimplência nos financiamento de veículos aumentou, mas nada que desestruture o setor financeiro e o mercado. O que temos que acompanhar é aqueles bancos que "necessitam crescer a qualquer custo", pois podem trazer decepções para seus acionistas. Creio que, desta vez, quem perderá primeiro se os padrões de crédito forem "esquecidos" no Brasil serão os acionistas, pois a maioria dos bancos são de capital aberto. Estou bem mais tranquilo com relação ao Sistema Financeiro brasileiro, mas temos que acompanhar o ano que vem quando as coisas devem começar a piorar no mercado internacional ( crescimento menor das grandes economias)
Grato pela preferência e comnetários.

Anônimo disse...

Ricardo,
Se não me engano, além do ganho sobre a taxa de empréstimos hipotecários ( no caso dos sub-prime maiores pois a qualidade creditíca dos tomadores é menor ) há o ganho na negociação desses títulos no mercado, ou seja entre outras instituições. Como a taxa de juros americana veio a patamares baixos, somado à exigência de maiores retornos sobre as aplicações dos clientes, os bancos vislumbraram neste mercado sub-prime uma forma de "resolver" esta equação ( dentre outras alternativas ). Como o mercado financeiro mundial, grosso modo, vinha tranquilo, a dita aversão ao risco foi meio que "esquecida". É a tal coisa, é arriscado? É. O concorrente está fazendo? Está. "E se não fizermos ? Perderemos clientes..."
E é impressionante o grau de alavancagem que o mercado americano atinge.
Aqui no Brasil, de certa forma, ainda estamos imunes a problemas desta magnitude, pois a alavancagem e a cultura são diferentes, mas não podemos nos iludir. É só observar como vem sendo tratado o crédito para as classes C e D. Dinheiro fácil ( para os bancos ), crédito farto ( para o povo ). Se o PAC continuar atolado e o governo frear os gastos ( em algum momento terá de fazê-lo pois isto tem limite ) poderemos ver a economia desacelerando, impactando no nível de emprego e, crédito farto, sem dinheiro... Bancos com problemas.
Espero ter ajudado.
Cordial abraço

Robinson Rayol

Robinson Rayol disse...

Desculpem por entrar como "anônimo". Não coseguia entrar com a senha.

Alcides Amaral disse...

Prezado Robinson

Grato pela participaçaõ.
Abraços