quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

O FED na encruzilhada

O FED ( Banco Central Norte-Americano) reduziu ontem a taxa básica de juro em 0,25 pontos percentual, trazendo-a para 4,25% ao ano. O "mercado" não gostou, reagiu mal e derrubou as bolsas de valores. O "mercado" esperava por 0,50 pontos percentual, para dar mais um pequeno alívio na crise imobiliária que afeta o país.
O FED certamente gostaria de fazê-lo, ser mais agressivo e com isso diminuir a tensão existente no mundo todo pelos desdobramentos da "bolha imobiliária".
Entretanto, como responsável que é ( assim como o Copom aqui no Brasil ) pelo controle da inflação, a decisão não poderia ser outra. O aumento do custo da energia e dos commodities é uma realidade que já começa a dar sinais que preocupam e, portanto, a política monetária tem que ser administrada com extrema maestria. A revista inglesa "The Economist" tem como matéria de capa esta semana o seguinte ; "The end of cheap food". Isto é, o período de comida barata está no fim o que vai requerer muito mais atenção e cautela dos bancos centrais do mundo todo.
Portanto, como se vê, o FED está numa encruzilhada. Tem que baratear o custo do crédito e dar mais liquidez ao mercado para que a "crise imobiliária" não se alongue por mais muito tempo. Se , entretanto, assim agir, poderá estar jogando lenha na fogueira da inflação, que ainda não é um problema hoje, mas pode ser no próximo ano. A decisão do presidente Bush - de duas semanas atrás - de congelar os juros do financiamento de mais de um milhão de moradias da categoria "sub-prime", é uma alternativa para evitar a evidente encruzilhada que os condutores do FED se encontram.
Portanto, como já dissemos em comentário anterior, a fase de "céu de brigadeiro" terminou, a volatilidade continuará presente nos mercados e cada um dos investidores tem que pensar bem o que fazer com seu dinheiro para não ter surpresas desagradáveis.
O importante para todos nós é que o FED consiga encontrar seu rumo, mantendo a inflação sob contrôle e não deixando a "bolha imobiliária " levar a economia americana para a recessão. Em 2008 o mundo crescerá menos e a intensidade da queda dependerá do comportamento da economia do Tio Sam.

2 comentários:

Unknown disse...

Prezado Alcides,

Com as notícias de hoje nos EUA, podemos dizer que a inflação ja é algo preocupante. Isso limita o campo de manobra do FED e pressiona ainda mais a economia americana. Tenho a impres~são que teremos problemas mais graves com os grandes bancos mais pra frente, visto que não tenho uma expectativa bem certa sobre uma nova redução dos juros americanos. A atenção se volta pra como a economia americana vai se comportar no próximo ano, crescer menos é certo, mas o quanto? Se for muito, vejo que o Brasil sofrerá um pouco.
O momento ainda é de muita especulação, mais prejuízos virão. Quem ganhou dinheiro nos ultimos anos ótimo, porque a partir de agora, só quem é bom aproveitará as oportunidades.

grande abraço

Daniel

Alcides Amaral disse...

Prezado Daniel

Voltarei a esse assunto na 2ª feira ( a encruzilhada do FED, inflação vs. ajuda aos bancos)
Abraços