sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Os bancos e a internet

Só quando me aposentei do Citibank em junho de 2001 fui aprender a lidar, de fato, com a internet. Até aí tinha uma secretária que fazia tudo. Atordoado de ter que ir quase todos os dias aos bancos e enfrentar fila, entrei para a época moderna e, depois de algum tempo, fiquei maravilhado. Aprendi a lidar com a máquina , não preciso sair mais da minha poltrona para efetuar pagamentos, transferências, etc. Tudo era muito prático, fácil e ágil.
De uns tempos para cá, a título de segurança ( e os bancos devem ter rezão para isso ),o processo foi-se complicando, novos códigos de segurança foram sendo criados, cada banco querendo ser mais criativo do que o outro. Tenho tabelinhas numéricas, aguardo meu código via celular, ganhei um chaverinho com mais dois códidos e agora, também, para desbloquear cartão de crédito precisamos de mais um código. A verdade é que trabalhando com apenas dois bancos tenho uns 8 códigos e minha vida está ficando um "nightmare". Para fazer uma transação preciso de 4 códigos diferente e, a qualquer êrro (o que é humano) volta tudo para a estaca zero.Enfim, minha vida com a internet junto aos bancos está ficando extremamente mais difícil a cada dia que passa e meu nível de ansiedade não pára de subir.
Entendo que segurança é preciso, mas é importante que os gênios do "IT" se lembrem que tem alguém do outro ládo da máquina que não pode perder 15 minutos para cada transação.Vamos criar alternativas seguras, mas simples, para o usuário pois , do jeito que vai, daqui a pouco irão faltar números e letras no abecedário para abrigar tantos códigos diferentes.Sei que não sou a única vítima do sistema(já ouvi muita reclamação de amigos)mas estou no meu limite.
Meus ex-colegas banqueiros, help please !
Obrigado, mesmo !

2 comentários:

Lucas Parisi disse...

Alcides,
o tempo infelizmente não é mais pra pessoas do seu perfil. O tempo é de seu filho (que aliás foi quem lhe sugeriu entrar aqui), meu, de minha esposa e amigos. Da geração pós 70.
Mas calme, fique tranquilo, Deus não se esqueceu de vocês..hehehe...e nem dos meus! Certamente para tanto, terás seu filho pra que lhe cuide, assim como meu pai me terá. A roda virou e você está nela, mas agora, LIVRE de sua mecânica. Deixe-se experimentar a novidade, gastando 15 minutos de seu tempo, por que afinal, ja usou milhoes deles num tempo não muito distante.

Os "IT" lhe previlegia com tal tecnologia. Pense bem!

Desculpe, mas não estou lhe chamando de velho, leia as letras com o dom de seu tempo, não com a ingenuidade do meu, ou dos "IT".
;)

Forte abraço e descanse em sua História. Eu anseio em chegar na minha.

Deus nos abençoe,
Lucas

Alcides Amaral disse...

Ptezado Lucas

O espaço é livre vai dai cada um escreve o que quiser. Se a tecnologia veio para ficar e é instrumento indispensável em nossas vidas, que ela seja utilizada para facilitar a vida do usuário. Pelo jeio você não entendeu a mensagem ...podemos ter a segurança necessária sem cada vez complicar mais a vida do usuário. É muito fácil para os "tecnologos" irem acrescentando senhas e mais senhas ao invés de buscarem formas inovadoras.
Quanto a descansar em sua história, é impossível pois a minha ainda não terminou. Como você vê estou aqui, diariamente dando continuidade a ela. Espero, pois, que você tenha competência em construir a sua.
Abraços