terça-feira, 4 de março de 2008

Citi news

A situação do Citibank lá nos Estados Unidos continua difícil. Eu que sou crítico do "management" do Brasil ( Lula & Cia) tenho que me penitenciar. O nível de incompetência do "ex-management" do Citi ( foram,felizmente, colocados na rua) era bem maior do que vemos por aqui.

Mas não se desesperem. O Citi terá mais prejuizos para reportar devido a "bolha imobiliária" e o FED ( Banco Central Americano ) terá ainda muito trabalho para acalmar a situação, Mas creio firmemente que quem tem dinheiro no Citi não irá perder e aqueles que tem ações terão que ter um pouco de paciência. Boas novas, mesmo, só para o ano que vem.

Vejam o estrago que a "filosofia do bonus" fez no meu ex-banco e fiquem alertas para o fato. Quanto mais dinheiro um banco ganha mais ele tem que apertar os controles para não devolver em dobro.

O Citi, mais uma vez, será um "case study" como o foi no começo da década de 90. A sorte é que ele é "too big to fail"...e o FED sabe muito bem das implicações.

Estamos acompanhando, vamos continuar acompanhando e conviver com a "volatilidade" que a situação do Citi e de outros bancos que também "deram o passo maior do que as pernas" , irão proporcionar.

São os custos da "roleta global".

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Alcides,
Realmente Citi,BofA, JPMorgan são grandes e importantes para quebrarem sem que o FED faça alguma coisa, sei também que já falamos sobre isso... mas como o boato continua forte (possibilidade de venda da operação brasileira) você não acha que o Citi deveria emitir uma nota sobre o assunto? já saiu até em coluna social e não me lembro de uma palavra oficial sobre isso.
Abraço.
P.S. Vou aceitar sua sujestão lá de baixo sobre os economistas da GV.Me permita também uma dica, se é que vc já não leu, "When Genius Failled"(Lowenstein, Roger), tem tudo haver com o que estamos presenciando.

Alcides Amaral disse...

Prezado Jay

No Estadão de hoje tem uma entrevista com o presidene do Citi localmente .... a realidade é que não é possível ter uma posião oficial sobre o assunto pois ninguém sabe o que está passando na "cabeça" dos "seniors" lá de NY. Sei que o Brasil é estratégico, etc.... uma venda aqui , na minha opinião, só aconteceria se a situação lá fora se tornasse insustentável..... mas creio que o FED não vai deixar que isso aconteça.
No mais, existem especulações de todo lado, fica realmente difícil saber o que está acontecendo pois temos fatos novos a cada novo dia.
Abraços