segunda-feira, 17 de março de 2008

FED em ação

A "herança maldita" deixada por Greenspan - a famosa "bolha imobiliária" - continua fazendo estragos. O FED do sr. Bernanke nunca trabalhou tanto e neste fim de semana deu uma solução para o banco de investimentos Bear Stern(adquirido pelo JP Morgan) e baixou a taxa de redesconto dos bancos.

Mas como a impressão agora quase generalizada é de que os Estados Unidos já estão em recessão ( o pacote do Bush de cerca de US$ 170 bilhões ainda não fez o efeito desejado), o cenário é quase de fim de mundo, o que não é o caso. As bolsas no mundo todo abriram a semana em baixa e a moda agora é investir commodities com o que os preços irão subir ainda mais criando inflação no mundo todo.

Portanto, alerta pessoal. Vamos ser cautelosos nos nossos gastos e nos nossos investimentos. A chuva, fina e fria, chegou para ficar por algum tempo.

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Alcides,
O sr. Bernanke também não estaria usando o mesmo receituário do "Bubblemaker"? Na crise de 2001 a receita foi a mesma, e hoje não tenho dúvidas que houve um incentivo do efeito "moral hazard" pelo idolatrado sr. Greenspan. Outro coisa, que governos têm que ter otimismo tudo bem! mas com exceção do presidente do BC, não vejo nenhuma autoridade brasileira com o minimo de cautela, apenas com a ladainha das reservas e que agora somos credores, ora se a Vale comprar a Xstrata, na mesma hora deixaremos de ser credores!
e quanto as reservas, são altas, mas se um único investidor já derrubou a Libra...
Abraço

Alcides Amaral disse...

Prezado Jay

Continuamos de acordo... o Meirelles está perdendo fios adicionais de cabelo enquanto o Mantega brinca,por enquanto, de nova politica cambial para proteger o exportador....e O Lua critica o parlamento que eles não trabalham.
A situação lá fora continua cada vez mais complicada e o FED está agindo de todas as maneiras que pode. Hoje à tarde voltarei ao assunto, inclusive com relação a compra do Bear Stern pelo JPMorgan.
Abraços
Alcides Amaral