quarta-feira, 12 de março de 2008

Pacote para o dólar

Os jornais hoje estampam grandes manchetes informando que o governo está estudando medidas para segurar a valorização do real.

Enquanto tais medidas não forem estabelecidas, fica difícil dizer quais os efeitos positivos e negativos do anunciado "pacote".

Algumas verdades, porém, precisam ser ditas :

- o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, é a pessoa quem tem sido a mais ponderada no que diz respeito aos comentários referentes a valorização do real e os eventuais riscos que o país pode correr ;

- abaixar os juros locais seria o melhor caminho para colocar o "real" do seu lugar, na medida que o "real" deixasse de oferecer prêmio aos investidores e especuladores. Mas isso o governo não vai fazer pois a inflação está por aí, e essa é a melhor arma que o governo possui para controlá-la;

-o governo foi lerdo demais - o que não é novidade - em perceber que alguma coisa de errado estava acontecendo com a valorização do "real". Não é possível que nossa moeda seja aquela que mais se valoriza em relação ao dólar no mundo inteiro. Mas era conveniente ter o dólar desvalorizado, para favorecer as importações e segurar os preços internos e cumprir as metas inflacionárias.

- como foi lerdo, agora terá que emitir um "pacote" que, se tiver efeito , fará o dólar subir o que poderá pressionar um pouco mais a inflação. Que fazer, aumentar os juros locais que já estão nas alturas ou "chorar sobre o leite derramado" ?

Por diversas vezes alertei para a valorização excessiva do "real", e que um dia teríamos que enfrentar a realidade. Parece que a hora chegou. Vamos, agora, testar a capacidade do governo em estabelecer regras que atinja seus objetivos e não crie impactos negativos na economia.

Esse é um tema que certamente ocupará a mídia pelos próximos dias, e os visitantes deste espaço poderão acompanhar a opinião de quem conviveu com o inesquecível Mário Henrique Simonsen, para quem "a inflação aleija mas o dólar mata". A situação , à época, era diferente mas o lembrete ainda é válido.

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Alcides,
Parabéns por estar anos-luz da mediocridade! Vc é um dos poucos lúcidos que vem alertando sobre a valorização desproporcional do real frente ao dolar(assim como os problemas da China). Assim como o combate a inflação se tornou para a sociedade um valor inalienável, (até outro dia muitos diziam que um pouco de inflação não faria mal nenhum), esta mesma sociedade tem que se perguntar - por que temos os juros mais altos do planeta? por que os presidentes do BC são clones do Darth Veider? por que são simplesmentes maus, para não dizer a velha ladaínha que estão a serviço da banca internacional? não! o principal motivo é que apesar do discurso de que agora somos credores internacionais,etc., GASTAMOS MAIS QUE ARRECADAMOS!!!No dia em que toda sociedade tomar consciência deste fato, aí talvez as coisas mudem!
Abraço

Alcides Amaral disse...

Prezado Jay

Creio que enquanto você estava fazendo seu comentário eu estava igualmente colocndo outra nota no blog à respeito das medidas de ontem. Aprecio muito seus quase diários (certamente você é um dos mais fiéis leitores deste blog) e gostaria de saber um pouco mais de você (e-mail- alcides.amaral@uol.com.br)

Grato pelos comentários e pela participação.
Abraços
Alcides Amaral