domingo, 23 de setembro de 2007

Democracia à brasileira !

O presidente Lula nas suas viagens e aparições públicas não cansa de elogiar a democracia brasileira , que é o sustento da nossa atividade política e econômica. Não há porque discordar de suas palavras pois mesmo com os constantes escândalos em Brasília, o povo continua trabalhando, há revolta contra o que acontece no Congresso Nacional, mas não há anarquia. A pergunta que fica é que tipo de democracia é essa na qual interesses do povo ficam atrás dos interesses individuais dos parlamentares e dos seus partidos.

Também revoltado com o que acontece em Brasília e curioso por entender que democracia é essa que tanto elogiamos , fui ao dicionário Houaiss da língua portuguesa e encontrei várias definições de democracia, a saber : 1- governo do povo, governo em que o povo exerce a soberania ; 2- sistema político cujas ações atendem aos interesses populares; 3-governo no qual o povo toma as decisões importantes à respeito das políticas públicas , não de forma ocasional ou circunstancial, mas segundo princípios permanentes de legalidade ; 4-sistema político comprometido com a igualdade ou com a distribuição eqüitativa do poder entre todos os cidadãos ; 5-governo que acata a vontade da maioria da população,embora respeitando os direitos e a livre expressão das minorias; e assim por diante.

Diante dessa definição, pergunto a mim mesmo : é essa a democracia que temos no Brasil ?Certamente que não.

O que vemos, com tristeza, é o povo sendo totalmente ignorado pelos governantes, especialmente por aqueles que , eleitos pelo mesmo povo, ocupam as cadeiras do Congresso Nacional . Alguns ainda criticam o eleitor que não saberia votar e que precisa, nas próximas eleições, eleger novos representantes que obedeçam as regras da democracia. Entretanto, ouço tais comentários desde que me conheço por gente, as eleições se repetem, novos candidatos são eleitos e o resultado final está aí. Que me lembre, desde o episódio dos “anões”, nunca o Congresso Nacional esteve tão exposto à opinião pública pelas mazelas que lá acontecem. Certamente há deputados e senadores sérios e honestos, mas no fim o mal sempre prevalece. Os interesses políticos, o dinheiro para obras do parlamentar, a falta de compromisso com seu eleitor levam aos “mensalões”, à absolvição do senador Renan Calheiros e a desmoralização total do Congresso Nacional. Instituição esta que custa dinheiro, muito dinheiro aos cofres públicos, e que pouco ou quase nada faz em prol da população.

Segundo frase atribuída a Fernando Gabeira, “o sonho do PT é o modelo chinês, autoritarismo político e liberalismo econômico” . Para nós brasileiros parece ser essa a realidade. Os políticos fazem o que querem e como querem e estão sempre por lá, navegando nos corredores do Congresso. Não bastasse, segundo frase atribuída ao mestre Millor, “bons tempos aqueles que os Três Poderes eram o Exército, a Marinha e a Aeronáutica.”Creio tratar-se mais de uma provocação ou resultado do bom humor do mestre Millor, mas o fato é que os militares devem permanecer onde estão, cuidando zelosamente das suas atribuições.

A conclusão é que, infelizmente, temos no Brasil uma “Democracia à brasileira” na qual o povo pode manifestar-se livremente mas não manda nada, pois não tem seus poderes - aqueles da verdadeira democracia - respeitados. Só temos obrigações. osso voto , na prática, nada representa. Temos que encontrar outros caminhos -o movimento “Cansei” é um deles - para fazer prevalecer nossos direitos. Enquanto isso temos de ficar sujeitos as tratativas de Brasília e de um Congresso que nos envergonha pois distorce os valores éticos da nossa sociedade.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito boa a Iniciativa deste Blog, Sr. Alcides.
Entro Neste Comentario , pois não achei outro Link, p/ Escrever algo.
Precisamos de Pessoas Lucidas e Capacitadas para dar um Rumo certo na Economia e no Brasil de Hoje, visto que na minha opinião muitas coisas estaõ andando para trás, por culpa Infelizmente, deste Presidente e os Partidos que o apoiam , para Governar a qualquer preço.Aos trancos e Barrancos, sem Projeto de Longo prazo , que é o que o Brasil Precisa.