quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Hoje teremos novidades

Depois de dois dias ausente ( a vida está difícil para todo mundo ) hoje estou de volta e mais tarde com um comentário enderreçado ao presidente Lula que creio que não devem perdê-lo. Por enquanto gostaria de desejar bom dia a todos e recomendar que leiam o comentário do Gabriel ( que vive nos Estados Unidos ) sobre meu artigo "O que esperar dos EUA em 2008". É curto mas bastante interessante. Pretendemos explorá-lo um pouco mais. Quanto à "bolha imobiliária", todos vimos pelos jornais que os mercados se acalmaram ontem pela noíticia de dinheiro árabe ( US$ 7,5 bi) no Citigroup. O assunto, entretanto, não termina por aqui . Tem muita coisa ainda a acontecer nos Estados Unidos (inclusive com os bancos) que terão ainda de amargar importantes prejuizos nos próximos trimestres. Voltaremos ao assunto com mais informações mas, por enquanto, "please, no panic".
Até mais tarde.

5 comentários:

Robinson Rayol disse...

Bom dia Alcides,

Bem, em relação ao comentário do Gabriel no outro "post", imagino que esta "diferença" entre o aumento da gasolina e a inflação seja causada pela metodologia de cálculo dos índices de inflação de lá. Não conheço a metodologia, nem os pesos dados a cada fator, mas pode ser isso.

Hoje cedo li que um fundo ( Florida School Fund ) nos EUA teve um saque ( acho que não de uma vez só ) de aproximadamente US$ 8 bi em função de medo de insolvência. Este fundo teria aplicado parte do dinheiro em commercial papers que estariam agora em situação de default. O maior saque teria sido feito pelo Orange County e já se ouve por lá que é possível que alguns investidores resolvam processar alguns bancos que teriam vendido estes papéis e "escondido" o risco deles. E por aí vai. Creio que não seja um efeito dominó, mas a preocupação tende a aumentar.
O buraco está se mostrando bem mais embaixo do que alguns imaginavam.
E a continuar assim, o "please, no panic" vai virar mantra.

Um abraço

Alcides Amaral disse...

Prezado Robinson

Não há quem não concorde que a
crise imobiliária não está no fim e tem muito para a contecer nos próximos meses. O grande risco é de "corrida" e isso não pode acontecer. Eu aqui no meu blog tento transmitir minha verdade bem como mostrar tranquilidade nas horas difíceis. Certamente muita gente vai perder dinheiro (principalmente os acionistas dos bancos). O meu cenário, por tudo que vejo, converso e estudo não é de pânico .Mas estamos alertas.
Seus comentários são muito bem vindos.

Robinson Rayol disse...

Caro Alcides,

Concordo com seu cenário.

Talvez eu tenha me expressado mal. No "vai virar mantra" o sentido era de humor, se é que isso é possível na atual conjuntura. Imaginando a situação se tornando caótica e os investidores repetindo exaustivamente, e em desespero, "please, no panic!".

Em situações de estresse o efeito manada acaba prevalecendo, mas também não acho que seja o caso. Análises fundamentadas como as suas servem de norte em momentos de tormenta. E com certeza a sua larga experiência no meio é um diferencial nestas análises.

Um abraço cordial

Unknown disse...

Prezado Alcides,

A inflação que todos acompanham nos eua é com a exclusão dos produtos mais voláteis. O FED persegue o núcleo de inflação. O caso brasileiro é diferente, temos uma meta para o indice cheio. Desse modo, algumas vezes a medida pode parecer errada, ou manipulada. Mas acho que o FED é bastante transparente para não confiarmos em suas previsões.
Outro ponto, é que assim como você faz com palavras tentando acalmar os corações mais desesperados com a crise, o FED faz injetando liquidez no mercado e tentando evitar uma crise sistêmica, a corrida aos bancos.

Abraço

Daniel

Alcides Amaral disse...

Prezados Robinson e Daniel


Gratos pelos seus comentários e interesse.

Abraços